A Vizinha Faladeira


… E ASSIM SURGIU A PIONEIRA DO SAMBA!

 

A A.R.E.S. (Associação Recreativista Escola de Samba) Vizinha Faladeira, foi fundada em 10 de dezembro de 1932, por David da Silva Neves, no bairro do Santo Cristo, Zona Portuária do Rio de Janeiro.

Uma das mas antigas escolas de samba do Brasil, a Vizinha Faladeira foi a primeira escola de samba a ter uma comissão de frente[carece de fontes], além de ser a primeira a utilizar enredos internacionais e trouxe também diversas inovações e novidades, que atualmente são utilizadas nos desfiles carnavalescos, como: Introdução do carro alegórico utilizado numa escola de samba; Ala infantil; Utilização de instrumentos de percussão mais leves e sofisticado. A escola também é conhecida por ter ficado com as atividades paralisadas por 50 anos. Em sua história, destacam-se os enredos sobre contos infantis.

Possui seis títulos, sendo campeã da divisão Principal do carnaval em 1937. Conquistou também títulos nas divisões de Acesso, sendo dois do Grupo D em 1990 e 2015, dois do Grupo C em 1992 e 2016, um do Grupo B em 2004.